O almoço ainda estava no estômago quando João, aluno do quinto ano, sentou-se no chão recém encerado, para enfim escutar regras que eram ditas pela diretora da escola. Regras que estavam a muito em seu inconsciente, pois certamente já escutara muitas vezes durante seus quase cinco anos de estudos. Contudo prestava atenção, como se nunca as houvesse escutado antes. O pensamento já estava no ônibus e depois o corpo, os assentos, os colegas, as janelas, o motor, a chegada e o desembarque, do ônibus no aeroporto, soou irônico, mas ao mesmo tempo fascinante. João estava ali pela primeira vez e ao olhar em volta as escadas, as pessoas e malas, espaços e placas, percebeu que poderia se perder. Ao mesmo tempo ficou estupefato com a limpeza, cheiros e organização, era diferente do que já havia visto. Lembrou-se dos aviões apenas do alto, mas nunca do chão e ao pensar nisso, percebeu que, do ponto onde estava não se via aeronaves, lhe parecia estranho este fato. Então ele caminhou por locais que só pessoas autorizadas podiam entrar, ver e andar, havia corredores e salas que pareciam labirintos. João empolgou-se com o trabalho do biólogo e a palestra sobre a história da aviação e meio ambiente. Contudo o que mais lhe chamou a atenção foi o detector de metal, estava apreensivo antes de passar por ele, entretanto, após passar pelo aparelho o sentimento desapareceu ao andar por lojas e observar pessoas de outros lugares e destinos. Dentro de um ônibus, do aeroporto, João viu da pista o decolar de um avião, assim como o trabalho de mecânicos e carregadores de perto, quase na prática, embora todas essas memórias quase desapareceriam ao participar de um circuito de treinamento dos bombeiros.
domingo, 15 de setembro de 2019
domingo, 12 de agosto de 2018
i - Lógico
metros quadrados
são as unidades astronômicas
passos para alguma direção
unidades psicomotoras
não são sentimentos
afinal o que é o sentimento?
os animais em minúsculos
quadrantes sem sentido
uma recessão universal
uma doença progressiva
em necessidade vazia
de expansão imediata
uma interação desnecessária
em sinapses sem sentido
e o gasto de energia
que consome
aqueles que
não querem exergar
são as unidades astronômicas
passos para alguma direção
unidades psicomotoras
não são sentimentos
afinal o que é o sentimento?
os animais em minúsculos
quadrantes sem sentido
uma recessão universal
uma doença progressiva
em necessidade vazia
de expansão imediata
uma interação desnecessária
em sinapses sem sentido
e o gasto de energia
que consome
aqueles que
não querem exergar
quinta-feira, 31 de maio de 2018
tENtácUloS
anteriormente trimmmm
trimmmmm
e lá se foi meu raciocínio
dividimos
o t e m p o
ou
exprimimos
otempo
programar
pRogrAMAr
lembre-se diss0
caminhos
convicção
erro
acerto
correção
e o Tempo?
a reLação
do tempo
um ponto de vista
no hoRizonte
e não existe
é t u doa b s t ra t o
teNtáculos do iNfinito i
n
c
O
n
s
c
i
e
n
t
e
comO podem EXIstir?
trimmmmm
e lá se foi meu raciocínio
dividimos
o t e m p o
ou
exprimimos
otempo
programar
pRogrAMAr
lembre-se diss0
caminhos
convicção
erro
acerto
correção
e o Tempo?
a reLação
do tempo
um ponto de vista
no hoRizonte
e não existe
é t u doa b s t ra t o
teNtáculos do iNfinito i
n
c
O
n
s
c
i
e
n
t
e
comO podem EXIstir?
segunda-feira, 3 de julho de 2017
Um ParadoXo da DicotOmia
Fim
Cedo
TarDE
I n f i n i t o próximo
sans amour
Sem arredores
Sem chegar
No inicio ou principio
Em ¼ de delírio
CheGando a 1/2 de delete
as Janelas v o a m
Sem pretender
Em momento algum
sair
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Educação Integral Auto Sustentável
Em homenagem a Rubem Alves.
E.I.A.S
UMAS PALAVRAS
E.I.A.S
UMAS PALAVRAS
A educação dentro de um conceito básico obviamente se faz por números e socialização o conhecimento e o desenvolvimento intelectual ficam em segundo plano. E essa socialização na qual somos obrigados a passar e ter contatos sociais não é a que me refiro, falo sobre a socialização do conhecimento. Esse conhecimento igualitário é e não é necessariamente preciso, contudo esse conceito de educação é o que acontece todos os dias em toda instituição de ensino no nosso país. Esse método está falho, pois quem ensina está preso ao sistema e o sistema está aliado à incompetência...
Não existem práticas para o desenvolvimento do intelecto do estudante e não existem sinais para essa mudança. A educação precisa de tempo e respeito para quem ensina e é ensinado.
Afinal qual é a essência da educação? E o conhecimento apresentado atinge o intelecto total do estudante? Será que conseguimos entender o que o estudante quer? E o que ele quer será que respeitamos ou socializamos?
Não é ordinário de nossa parte responsabilizar as crianças? Os adultos devem ser exemplo ou dar exemplos de responsabilidade e não esperar que a criança do nada venha a tornar-se responsável, afinal as crianças nasceram para serem livres e o trabalho e a necessidade fazem com que elas percam a liberdade. Sendo isso necessário e de difícil mudança eis que surge essa outra necessidade a escola.
Como deveria ser a escola?
A escola não é um problema o problema é o método e o sistema.
E como deveriam ser o método e o sistema?
UM MÉTODO MODERNO
O método tem como princípio desenvolver o intelecto do estudante em seus vários níveis ou suas inteligencias e os processos seriam a partir de introduções que a partir da evolução de entendimento introduz-se aprimoramentos. Portanto você não começa você apresenta.Nada pode ser imposto para que o estudante aprenda, tudo deve ser disposto para que ele queira aprender. Por mais que a criança não queira aprender a princípio a socialização dará conta disso, para tanto entra a questão do tempo. Outra coisa importante é deixar o estudante passar o seu conhecimento para outro e permitir que isso seja multiplicado. Se a criança sabe com prioridade esta deve passar a informação adiante, lógico que o professor deverá auxiliá-lo no começo para que este mostre como faz e não faça pelo colega que posteriormente o mesmo que aprendeu deve ensinar outro.
Toda criança deve passar por muitas experiências de aprendizado para que este venha a ter prazer de fazer o que faz. Dentro de cada experiência proporcionada ela vai conseguir escolher o que lhe agrada mais e então devemos aprimorar a seus conhecimentos em seu interesse em questão.
Criança ajuda criança.
Dentro de cada introdução faz-se necessário a pesquisa direcionada. Se for feita pela internet que o responsável deixe essa escolha livre sem direcionar a melhor fonte, pois favorece no desenvolvimento crítico de escolha e assim aprende-se a não aceitar apenas uma situação. Caso seja impresso que seja disponibilizado várias fontes de informação, revista, jornal, livro é muito valioso aprender a pesquisar dessa forma. O responsável deve apenas propor a situação problema e auxilia as crianças em pequenas dificuldades. É necessário que esse direcionamento aconteça dessa forma entre as crianças para proporcionar a comunicação e a troca de informações entre elas.
A tendencia da pesquisa é de desenvolver na criança a apreciação por aquilo que ela está começando a conhecer. As coisas começam a fazer sentido para ela. Perguntas irão surgir e perguntas serão respondidas através de mais pesquisa e cria-se um circulo. Perceba que isso demanda tempo o conhecimento e o desenvolvimento do intelecto demanda tempo. É definitivamente valioso que ao pesquisar a criança tenha a oportunidade de identificar-se vendo outras crianças fazendo o que elas podem fazer. Assim ela descobre que é possível alcançar os objetivos propostos.
* Sobre possíveis desvios: caso a criança se ocupe em pesquisar outras coisas que não fazem conexão com o assunto devemos conversar sobre o que a criança está vendo e deixar que ela veja o que quer no momento e proporcionar o aprendizado para que ela possa sair sozinha do despropósito e voltar ao seu objetivo, contudo devemos voltar a conversar com ela e oportunizar essa pesquisa em outro momento afinal tudo é aprendizado.
Afinal qual é a essência da educação? E o conhecimento apresentado atinge o intelecto total do estudante? Será que conseguimos entender o que o estudante quer? E o que ele quer será que respeitamos ou socializamos?
Não é ordinário de nossa parte responsabilizar as crianças? Os adultos devem ser exemplo ou dar exemplos de responsabilidade e não esperar que a criança do nada venha a tornar-se responsável, afinal as crianças nasceram para serem livres e o trabalho e a necessidade fazem com que elas percam a liberdade. Sendo isso necessário e de difícil mudança eis que surge essa outra necessidade a escola.
Como deveria ser a escola?
A escola não é um problema o problema é o método e o sistema.
E como deveriam ser o método e o sistema?
UM MÉTODO MODERNO
O método tem como princípio desenvolver o intelecto do estudante em seus vários níveis ou suas inteligencias e os processos seriam a partir de introduções que a partir da evolução de entendimento introduz-se aprimoramentos. Portanto você não começa você apresenta.Nada pode ser imposto para que o estudante aprenda, tudo deve ser disposto para que ele queira aprender. Por mais que a criança não queira aprender a princípio a socialização dará conta disso, para tanto entra a questão do tempo. Outra coisa importante é deixar o estudante passar o seu conhecimento para outro e permitir que isso seja multiplicado. Se a criança sabe com prioridade esta deve passar a informação adiante, lógico que o professor deverá auxiliá-lo no começo para que este mostre como faz e não faça pelo colega que posteriormente o mesmo que aprendeu deve ensinar outro.
Toda criança deve passar por muitas experiências de aprendizado para que este venha a ter prazer de fazer o que faz. Dentro de cada experiência proporcionada ela vai conseguir escolher o que lhe agrada mais e então devemos aprimorar a seus conhecimentos em seu interesse em questão.
Criança ajuda criança.
Dentro de cada introdução faz-se necessário a pesquisa direcionada. Se for feita pela internet que o responsável deixe essa escolha livre sem direcionar a melhor fonte, pois favorece no desenvolvimento crítico de escolha e assim aprende-se a não aceitar apenas uma situação. Caso seja impresso que seja disponibilizado várias fontes de informação, revista, jornal, livro é muito valioso aprender a pesquisar dessa forma. O responsável deve apenas propor a situação problema e auxilia as crianças em pequenas dificuldades. É necessário que esse direcionamento aconteça dessa forma entre as crianças para proporcionar a comunicação e a troca de informações entre elas.
A tendencia da pesquisa é de desenvolver na criança a apreciação por aquilo que ela está começando a conhecer. As coisas começam a fazer sentido para ela. Perguntas irão surgir e perguntas serão respondidas através de mais pesquisa e cria-se um circulo. Perceba que isso demanda tempo o conhecimento e o desenvolvimento do intelecto demanda tempo. É definitivamente valioso que ao pesquisar a criança tenha a oportunidade de identificar-se vendo outras crianças fazendo o que elas podem fazer. Assim ela descobre que é possível alcançar os objetivos propostos.
* Sobre possíveis desvios: caso a criança se ocupe em pesquisar outras coisas que não fazem conexão com o assunto devemos conversar sobre o que a criança está vendo e deixar que ela veja o que quer no momento e proporcionar o aprendizado para que ela possa sair sozinha do despropósito e voltar ao seu objetivo, contudo devemos voltar a conversar com ela e oportunizar essa pesquisa em outro momento afinal tudo é aprendizado.
sexta-feira, 8 de abril de 2016
domingo, 1 de março de 2015
oBriGado GioVanni GaGgiA
tUdo passou-e tudo
aiNda passará-
o tudo percebido-e o não percebido
o n a d a e e l e m e s m o
t a m b é m
como em um princípio
comutativo
O colapso gravitacional
enfim .........,,;;;;;;;
singular
o tempo para
e o espaço
deixa de existir
obrigado Giovanni Gaggia
aiNda passará-
o tudo percebido-e o não percebido
o n a d a e e l e m e s m o
t a m b é m
como em um princípio
comutativo
O colapso gravitacional
enfim .........,,;;;;;;;
singular
o tempo para
e o espaço
deixa de existir
obrigado Giovanni Gaggia
apeNNas a espiNha deNdritica
pisco
e vejo
pisco
e o que vi
não afirmo
pisco
e duvido
entre o piscar
a falha
pisco
e "óleo" para o lado
pisco
e nem sei
se pisquei
há o desconhecido
e ele não está
lá fora
e vejo
pisco
e o que vi
não afirmo
pisco
e duvido
entre o piscar
a falha
pisco
e "óleo" para o lado
pisco
e nem sei
se pisquei
há o desconhecido
e ele não está
lá fora
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
PK ! d ä-J\X „š²à± $ŠX {
ÒX$¶å ý{&M jqy
t ɱçÞã±u=>{k›ì "ZïJqXŒD N{cݬ ÷Ó«üDdHÊ Õx ¥˜ гÉþÞx: € W;,EM N¥D]C«°ð ÏT>¶
Šx g2(ý¤f F£c©½#p”S§!&ã ¨ÔsCÙå ÿîI"4(²ó~açU
Bcµ"&•/Î|qÉ— W
. Ö`m 0†k º™Í ˺ nM
´ ²[ éZµŒ!_}
4ÒxýÜò ŠïeÖpú
ª² †úN-D¯ ‘{Þ6Å0Ó*
ëVü 9æ
àÿSôº[Ú?Xª/«
4 vº -æÝ¦‹ÞâCmÚ
ˆ¸IÛ˜|¾‚yªé¸TN"¼ÂãÝÎ(>ˆ'A*ïÉyÚÅÙ ÒI pfG +å$B
Ê@<
ÒX$¶å ý{&M jqy
t ɱçÞã±u=>{k›ì "ZïJqXŒD N{cݬ ÷Ó«üDdHÊ Õx ¥˜ гÉþÞx: € W;,EM N¥D]C«°ð ÏT>¶
Šx g2(ý¤f F£c©½#p”S§!&ã ¨ÔsCÙå ÿîI"4(²ó~açU
Bcµ"&•/Î|qÉ— W
. Ö`m 0†k º™Í ˺ nM
´ ²[ éZµŒ!_}
4ÒxýÜò ŠïeÖpú
ª² †úN-D¯ ‘{Þ6Å0Ó*
ëVü 9æ
àÿSôº[Ú?Xª/«
4 vº -æÝ¦‹ÞâCmÚ
ˆ¸IÛ˜|¾‚yªé¸TN"¼ÂãÝÎ(>ˆ'A*ïÉyÚÅÙ ÒI pfG +å$B
Ê@<
Assinar:
Postagens (Atom)