domingo, 15 de setembro de 2019

quanto mais consciência menos sentido faz

O almoço ainda estava no estômago quando João, aluno do quinto ano, sentou-se no chão recém encerado, para enfim escutar regras que eram ditas pela diretora da escola. Regras que estavam a muito em seu inconsciente, pois certamente já escutara muitas vezes durante seus quase cinco anos de estudos. Contudo prestava atenção, como se nunca as houvesse escutado antes. O pensamento já estava no ônibus e depois o corpo, os assentos, os colegas, as janelas, o motor, a chegada e o desembarque, do ônibus no aeroporto, soou irônico, mas ao mesmo tempo fascinante. João estava ali pela primeira vez e ao olhar em volta as escadas, as pessoas e malas, espaços e placas, percebeu que poderia se perder. Ao mesmo tempo ficou estupefato com a limpeza, cheiros e organização, era diferente do que já havia visto. Lembrou-se dos aviões apenas do alto, mas nunca do chão e ao pensar nisso, percebeu que, do ponto onde estava não se via aeronaves, lhe parecia estranho este fato. Então ele caminhou por locais que só pessoas autorizadas podiam entrar, ver e andar, havia corredores e salas que pareciam labirintos. João empolgou-se com o trabalho do biólogo e a palestra sobre a história da aviação e meio ambiente. Contudo o que mais lhe chamou a atenção foi o detector de metal, estava apreensivo antes de passar por ele, entretanto, após passar pelo aparelho o sentimento desapareceu ao andar por lojas e observar pessoas de outros lugares e destinos. Dentro de um ônibus, do aeroporto, João viu da pista o decolar de um avião, assim como o trabalho de mecânicos e carregadores de perto, quase na prática, embora todas essas memórias quase desapareceriam ao participar de um circuito de treinamento dos bombeiros.    

domingo, 12 de agosto de 2018

i - Lógico

metros quadrados
são as unidades astronômicas

passos para alguma direção

unidades psicomotoras
não são sentimentos

afinal o que é o sentimento?

os animais em minúsculos
quadrantes sem sentido

uma recessão universal
uma doença progressiva
em necessidade vazia
de expansão imediata

uma interação desnecessária
em sinapses sem sentido
e o gasto de energia
que consome

aqueles que
não querem exergar

quinta-feira, 31 de maio de 2018

tENtácUloS

anteriormente trimmmm
trimmmmm
e lá se foi meu raciocínio

dividimos

o t e m p o
ou
exprimimos
otempo

programar
pRogrAMAr
lembre-se diss0

caminhos
convicção
erro
acerto
correção


e o Tempo?

a reLação
do tempo

um ponto de vista
no hoRizonte

e não existe

é t u doa b s t ra t o

teNtáculos do iNfinito i
                  n
              c
         O
      n
     s
c
 i
   e
     n
        t
           e

comO podem EXIstir?



segunda-feira, 3 de julho de 2017

Um ParadoXo da DicotOmia


Fim
Cedo
TarDE
I  n   f    i     n      i       t        o próximo
sans amour
Sem arredores
Sem chegar
No inicio ou principio
Em ¼ de delírio
CheGando a 1/2 de delete
as Janelas v o m
Sem pretender
Em momento algum

sair 

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Educação Integral Auto Sustentável

Em homenagem a Rubem Alves.

E.I.A.S

UMAS PALAVRAS

    A educação dentro de um conceito básico obviamente se faz por números e socialização o conhecimento e o desenvolvimento intelectual ficam em segundo plano. E essa socialização na qual somos obrigados a passar e ter contatos sociais não é a que me refiro, falo sobre a socialização do conhecimento. Esse conhecimento igualitário é e não é necessariamente preciso, contudo esse conceito de educação é o que acontece todos os dias em toda instituição de ensino no nosso país. Esse método está falho, pois quem ensina está preso ao sistema e o sistema está aliado à incompetência...  

Não existem práticas para o desenvolvimento do intelecto do estudante e não existem sinais para essa mudança. A educação precisa de tempo e respeito para quem ensina e é ensinado.

Afinal qual é a essência da educação? E o conhecimento apresentado atinge o intelecto total do estudante? Será que conseguimos entender o que o estudante quer? E o que ele quer será que respeitamos ou socializamos?

Não é ordinário de nossa parte responsabilizar as crianças? Os adultos devem ser exemplo ou dar exemplos de responsabilidade e não esperar que a criança do nada venha a tornar-se responsável, afinal as crianças nasceram para serem livres e o trabalho e a necessidade fazem com que elas percam a liberdade. Sendo isso necessário e de difícil mudança eis que surge essa outra necessidade a escola.

Como deveria ser a escola?

A escola não é um problema o problema é o método e o sistema.

E como deveriam ser o método e o sistema?

UM MÉTODO MODERNO

O método tem como princípio desenvolver o intelecto do estudante em seus vários níveis ou suas inteligencias e os processos seriam a partir de introduções que a partir da evolução de entendimento introduz-se aprimoramentos. Portanto você não começa você apresenta.Nada pode ser imposto para que o estudante aprenda, tudo deve ser disposto para que ele queira aprender. Por mais que a criança não queira aprender a princípio a socialização dará conta disso, para tanto entra a questão do tempo. Outra coisa importante é deixar o estudante passar o seu conhecimento para outro e permitir que isso seja multiplicado. Se a criança sabe com prioridade esta deve passar a informação adiante, lógico que o professor deverá auxiliá-lo no começo para que este mostre como faz e não faça pelo colega que posteriormente o mesmo que aprendeu deve ensinar outro.

Toda criança deve passar por muitas experiências de aprendizado para que este venha a ter prazer de fazer o que faz. Dentro de cada experiência proporcionada ela vai conseguir escolher o que lhe agrada mais e então devemos aprimorar a seus conhecimentos em seu interesse em questão.

Criança ajuda criança.

Dentro de cada introdução faz-se necessário a pesquisa direcionada. Se for feita pela internet que o responsável deixe essa escolha livre sem direcionar a melhor fonte, pois favorece no desenvolvimento crítico de escolha e assim aprende-se a não aceitar apenas uma situação. Caso seja impresso que seja disponibilizado várias fontes de informação, revista, jornal, livro é muito valioso aprender a pesquisar dessa forma. O responsável deve apenas propor a situação problema  e auxilia as crianças em pequenas dificuldades. É necessário que esse direcionamento aconteça dessa forma entre as crianças para proporcionar a comunicação e a troca de informações entre elas.

A tendencia da pesquisa é de desenvolver na criança a apreciação por aquilo que ela está começando a conhecer. As coisas começam a fazer sentido para ela. Perguntas irão surgir e perguntas serão respondidas através de mais pesquisa e cria-se um circulo. Perceba que isso demanda tempo o conhecimento e o desenvolvimento do intelecto demanda tempo. É definitivamente valioso que ao pesquisar a criança tenha a oportunidade de identificar-se vendo outras crianças fazendo o que elas podem fazer. Assim ela descobre que é possível alcançar os objetivos propostos.

* Sobre possíveis desvios: caso a criança se ocupe em pesquisar outras coisas que não fazem conexão com o assunto devemos conversar sobre o que a criança está vendo e deixar que ela veja o que quer no momento e proporcionar o aprendizado para que ela possa sair sozinha do despropósito e voltar ao seu objetivo, contudo devemos voltar a conversar com ela e oportunizar essa pesquisa em outro momento afinal tudo é aprendizado.


   

sexta-feira, 8 de abril de 2016

domingo, 14 de junho de 2015

iMageNs






domingo, 1 de março de 2015

oBriGado GioVanni GaGgiA

tUdo passou-e tudo
aiNda passará-
o tudo percebido-e o não percebido

o n a d a e e l e m e s m o
t a m b é m
como em um princípio
comutativo


O colapso gravitacional

enfim .........,,;;;;;;;
singular

o tempo para

e o espaço
deixa de existir

obrigado Giovanni Gaggia

apeNNas a espiNha deNdritica

pisco
e vejo
pisco
e o que vi
não afirmo
pisco
e duvido

entre o piscar
a falha
pisco
e "óleo" para o lado
pisco
e nem sei
se pisquei

há o desconhecido
e ele não está
lá fora

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

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